Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na APAE de Petrópolis

Diagnóstico Autismo (TEA)

Por Denise Costa Freitas, fonoaudióloga da APAE Petrópolis



Hoje iremos falar um pouquinho sobre um assunto muito comum e que gera diversas dúvidas entre os pais, cuidadores, familiares e demais pessoas envolvidas nos cuidados às pessoas com deficiência. Você tem dúvidas sobre o diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista) X TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem)?

Crianças com TEA, geralmente apresentam atraso do desenvolvimento da fala, perdem a linguagem (param de usar as palavras que usavam antes ou não aprendem palavras novas), dificuldades na comunicação social, na interação com os pares, na verbalização, na compreensão do significado da linguagem, interesses restritos e estereotipados. Também podemos observar dificuldades na fala natural e em elaborar, organizar o movimento articulatório correto da fala.

Já no TDL, a fala pode vir embolada, imatura, ininteligível e de difícil compreensão. Podem demorar a começar a falar, dificuldades em formar frases (invertem a ordem das silabas) e combinar palavras (pode falar fora da hora ou dizer coisas desconexas e irrelevantes).

Pode ser TEA (Transtorno do Espectro Autista), ou é TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem)?
Procure um profissional da fonoaudiologia para realizar uma avaliação especializada da fala e da linguagem.

A estimulação precoce intensiva da fala, reorganiza o cérebro da criança. É importante buscar um tratamento adequado.

© Copyright 2020 Apae Petrópolis - All Rights Reserved